segunda-feira, 1 de julho de 2013

Apresentação do programa de desenvolvimento constitui destaque da semana


A apresentação do programa de desenvolvimento da província do Huambo, para o período 2013/2017, aos membros do governo local, constitui o destaque de informação noticiosa da semana.

Durante a sessão de apresentação do programa, o vice-governador para a área económica e produtiva da província, Francisco Fato, informou aos presentes tratar-se de um projecto de extrema importância, pois demonstra a vontade das autoridades locais em melhorar a qualidade de vida da população.

Disse que gerir e governar não se limita apenas no acto de executar, mas é também prever e conceber acções, facto que motivou a elaboração deste programa provincial de desenvolvimento a médio prazo.

Francisco Fato explicou que o mesmo contempla um conjunto de acções, algumas de âmbito central, outras de carácter provincial e municipal, cuja execução custará aos cofres do Governo 348 biliões de kwanzas.

Por outro lado, a Polícia Nacional reconheceu o papel desempenhado pela sociedade no combate à criminalidade, uso de drogas, sinistralidade rodoviária e migração ilegal.

No quadro da celebração do 34º aniversário do Ministério do Interior, foram destruídos, no município de Cachiungo, cerca de seis toneladas de estupefaciente (vulgo liamba).

No sector social, constituiu destaque a realização da feira do jardim do livro da criança, no município do Bailundo, 75 quilómetros a Norte da cidade do Huambo, uma iniciativa da Direcção Provincial da Cultura que visa incentivar nas crianças o gosto pela leitura.

O director provincial da Cultura do Huambo, Pedro Nambongue Chissanga, assegurou que durante o evento serão expostos mais de três mil livros infantis.

Pedro Chissanga explicou que o evento é um mecanismo que contribui para a elevação do nível sócio-cultural das crianças e uma plataforma para o lançamento de obras literárias infantis.

Além dos três mil livros, que serão expostos, também será marcado com a distribuição de 11 Kits de livros infantis às administrações municipais para que estas realizem feiras nas comunas para incentivar a escrita e leitura no seio das crianças.

Por outro lado, a direcção provincial da Família e Promoção da Mulher no Huambo procedeu, quinta-feira, ao lançamento da brochura "Receita da Felicidade", um contributo para a sã convivência no seio familiar.

O acto aconteceu durante o workshop sobre promoção de competências que a instituição realiza, no quadro do Programa de Valorização das Famílias.

No domínio desportivo, o chefe do departamento de administração e finanças da Direcção Provincial da Juventude e Desporto do Huambo, Alberto Maria Gil, disse que a organização por Angola do Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins, em Setembro próximo, é o reconhecimento do potencial do país nesta modalidade, bem como do seu desenvolvimento desportivo e socioeconómico.

Afirmou que o Hóquei em Patins é uma modalidade que está com níveis de competitividade aceitáveis, e o mundial de Angola é uma forma de elevá-lo ainda mais, tornando-o praticável em todas as províncias do país.

in ANGOP de 01.07.2013


Sem comentários:

Enviar um comentário