quinta-feira, 4 de julho de 2013

Primeiros licenciados no mercado laboral


O Instituto Superior Politécnico do Huambo, da Universidade José Eduardo dos Santos, lança este ano no mercado de trabalho, os primeiros licenciados informou ontem o decano da instituição.

Bonifácio Vissetaka disse que pelo menos 188 estudantes concluem este ano a sua formação superior na instituição, criada há cinco anos.

O Instituto Superior Politécnico do Huambo ministra sete cursos nas áreas da engenharia e da saúde, com duração de cinco anos. A área da engenharia compreende os cursos de informática, electrónica, engenharia civil e arquitectura, enquanto a da saúde tem os cursos de electromedicina, enfermagem e análises clínicas.

Bonifácio Vissetaka informou que em breve são introduzidos os cursos de engenharia mecânica e hidráulica, nutrição e higiene e o de epidemiologia, uma vez que o instituto tem a capacidade para mais de 20 cursos.
Estamos no bom caminho, os primeiros estudantes deste instituto culminam os seus estudos nos cursos ligados à engenharia e saúde”, esclareceu o académico.

Dos 188 finalistas, 116 são dos cursos de saúde e os restantes são da área das engenharias.

Vamos graduar este ano o primeiro grupo de finalistas do instituto e todas as situações estão a ser precavidas para que saíim desta instituição com sólidos conhecimentos teóricos e práticos, para enfrentar a competitividade do mercado de trabalho

A instituição funciona em três períodos, manhã, tarde e noite, com um total de 2.488 alunos matriculados neste ano lectivo. Além das aulas teóricas, os estudantes participam em aulas práticas na instituição e realizam estágios em várias unidades sanitárias da província, para os do ramo da saúde e os do sector da engenharia realizam os estágios nas empresas e grandes centros de produção.

Os técnicos do ramo da saúde além de estágios apoiam também as campanhas de vacinação contra a poliomielite e outras actividades sanitárias promovidas pela Direcção Provincial da Saúde. Bonifácio Vissetaka garantiu que todos os cursos ministrados no instituto têm boa qualidade.

O instituto está a formar quadros em áreas que o país não formava, como é o caso da electromedicina, daí que tenha uma grande procura”, disse.
O Instituto Superior Politécnico recebe, para além de estudantes locais, jovens de quase todas as províncias do país”, acrescentou

Anualmente, disse que o Instituto Politécnico do Huambo envia 30 estudantes para o Brasil para troca de experiências.

Com capacidade para seis mil estudantes, sendo dois mil em cada período, o Instituto Superior Politécnico do Huambo foi inaugurado em Agosto de 2008.

in Jornal de Angola de 04.07.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário