terça-feira, 2 de julho de 2013

Professores de educação física querem relançar desporto escolar


A associação de professores de educação física na província do Huambo está a desenvolver desde o ano passado, nesta região, um ciclo de acções formativas dirigidas aos seus filiados para que estes possam relançar a prática desportiva nas escolas.
 
Ao analisar a situação do desporto escolar no Huambo, o presidente da associação, José Albano Canombo Manuel, em declarações disse que a falta de formação de muitos professores de educação física constituía, até então, um entrave para o fomento do desporto nas escolas.
 
Reconheceu que a situação actualmente é diferente, com as acções formativas que os
professores têm beneficiado, mas admitiu que o desporto escolar na província vive ainda momentos difíceis causados pela falta de materiais e recintos para a sua prática.
 
Lamentou também a fraca aposta das direcções escolares na aquisição de equipamentos que permitam aos professores de educação física instruírem correctamente as noções básicas de distintas modalidades desportivas aos seus alunos.
 
Segundo José Albano Manuel, os 120 professores de educação física que a província do Huambo possui estão devidamente preparados para desenvolverem o desporto escolar, através da realização de torneios entre turmas, nas distintas modalidades desportivas constantes no currículo académico.
 
A nossa estratégia passa em munirmos todos os professores com conhecimentos sobre regras básicas das modalidades desportivas que devem ser dadas na disciplina de educação física. Depois disto acontecem os campeonatos entre turmas que, mais tarde, evoluem para provas entre escolas”, sublinhou.
 
Afirmou ainda que os professores têm metodologias específicas que visam fazer de uma aula de educação física uma actividade desportiva regular. O atletismo, basquetebol, voleibol, andebol e ginástica são modalidades obrigatórias do currículo da educação física, ao passo que o futebol é optativo.
 
in ANGOP de 02.07.2013


Sem comentários:

Enviar um comentário