segunda-feira, 5 de março de 2012

Núncio apostólico ordena novos diáconos no Huambo


Núncio apostólico em Angola, Dom Novatus Rugambwa

Quatro novos diáconos da arquidiocese do Huambo foram ordenados, domingo, na paróquia da Nossa Senhora de Fátima, pelo núncio apostólico em Angola, Dom Novatus Rugambwa.

Durante a missa, que juntou cerca de dois mil fiéis, Dom Novatus Rugambwa, ordenou a diácono António Pestana, Analtino Inácio, Benjamim Soma e Vasco Justo Sajengui, que concluíram o curso superior de filosofia e teologia no seminário Maior de Cristo Rei do Huambo.

Na missa, o núncio apostólico em Angola exortou os diáconos no sentido de dedicarem-se inteiramente ao ministério de Cristo, para garantirem o bem-estar espiritual dos irmãos.


"O rito da ordenação diaconal está carregada de expressões que, além da gratuita eleição divina, dedicam a liberdade interior, a confiança total e a inteira disponibilidade a dedicar-se ao ministério de Cristo ao benefício dos irmãos. A origem do diaconato e o seu sentido justificam-se exactamente no serviço", sublinhou o prelado.

O embaixador do Vaticano em Angola, Dom Novatus Rugambwa, enfatizou que os diáconos estão convidados para uma prova de confiança do criador, se a vida deles for definitivamente depositada nas mãos de Deus.

Para além de padres, seminaristas, membros do governo e fieis de diversas denominações religiosas, a missa de ordenação dos quatros diáconos, contou com a presença do arcebispo do Huambo, Dom José de Queirós Alves, bem como do bispo emérito da arquidiocese do Mbanza Congo, Shinho Ya Hombo.

in ANGOP de 05.03.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário