quinta-feira, 1 de março de 2012

Director da saúde aponta ganhos dos serviços de municipalização do sector



O director provincial da Saúde no Huambo, Frederico Juliana, considerou hoje, benéfico a implementação dos serviços de municipalização do sector, factor que está a contribuir para o aumento de novas infra-estruturas hospitalares em todos os municípios da região.

Esta posição do responsável foi expressa durante um balanço do programa em referência, cuja execução permitiu aumentar para 11 hospitais municipais, 145 postos e 55 centros de saúde.

O programa está a ser implementado na província desde 2010, permitindo também melhorar já a rede sanitária nos 11 municípios do interior da região.

O responsável realçou que a expansão da saúde permitiu igualmente o melhoramento do atendimento médico e medicamentoso das populações e aumentar o número de consultas diárias, bem como as campanhas de sensibilização das famílias sobre os cuidados a ter na prevenção de doenças.

Frederico Juliana explicou que em cada município foi aplicado um valor de mais 32 milhões de kwanzas.


Para este ano estamos muito mais preocupados com a construção dos hospitais municipais do Bailundo e da Ekunha, já com orçamentos, respectivamente, além do hospital do município do Chinjenje que ainda não foi avaliado”, disse.

O encontro, que juntou cerca de 85 pessoas, entre administradores municipais, técnicos da saúde pública e agentes comunitários, serviu também para se apresentar a gestão dos orçamentos da municipalização de saúde e do modelo dos novos centros de saúde.

in ANGOP de 01.03.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário