sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Lazer e recreação são importantes na recuperação dos doentes



O médico Fernando Ferreira Vicente reconheceu hoje que o lazer e a recreação são factores importantes para a recuperação dos doentes e que deve ser incentivado pelos profissionais de saúde.

Entrevistado a propósito do temaimportância do lazer”, o médico salientou que o recreio e a descontracção das pessoas concorrem para o bem-estar físico e mental, além de contribuírem para a prevenção de doenças.

Segundo ele, o lazer e a recreação devem ser entendidos pelos profissionais de saúde e os doentes como um mecanismo terapêutico, pois, além de combater o stress, o desgaste físico e psicológico, reforça o ego do cidadão e evita transtornos psico-emocionais resultantes do excesso de trabalho e actividades rotineiras.

Para Fernando Vicente, existem doenças várias que podem ser prevenidas através do lazer e recreação, razão pela qual os cidadãos devem ser educados acerca da importância da diversão e da descontracção.

Sublinhou que no acto do lazer e da recreação os cidadãos promovem comportamentos novos, atitudes favoráveis e boas práticas para o seu bem-estar, o que facilita o combate de doenças oportunistas que podem advir da ociosidade e da fadiga.

A actividade do lazer e recreação deve ser entendida como parte da terapia médica. Devemos aconselhar os cidadãos e educá-los sobre a importância da recreação e descontracção para a saúde preventiva”, enfatizou.

Referiu ainda que o lazer e a recreação obrigam ao profissional de saúde, no acto médico a entender a multidisciplinaridade da sua profissão, tendo em conta que o entendimento do bem-estar reflecte a preponderância da prevenção das doenças, onde o médico e o enfermeiro são sempre os últimos a actuar.
in ANGOP de 04.01.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário