sexta-feira, 19 de abril de 2013

Cento e setenta associações de camponeses instruídos em novas técnicas de produção



Cento e 70 associações de camponeses dos municípios do Londuimbali, Mungo e Bailundo, a norte da cidade do Huambo, estão a beneficiar, desde o início do ano, nas respectivas localidades, de formações sobre novas técnicas de produção de milho, feijão, mandioca e batata rena.

A iniciativa é do Projecto de Agricultura Familiar Orientado para o Mercado (MOSAP), cuja directora nacional do projecto, Júlia Vaz Grave, visitou esta manhã uma das escolas de campo implantadas na comuna do Ussoque, município do Londuimbali, a 118 quilómetros a noroeste da cidade Huambo.

Apesar de reconhecer que a implantação do projecto está bastante atrasada, por razões não mencionadas, a responsável disse ter ficado satisfeita com a adesão massiva dos camponeses às escolas de campo, onde estão a receber instruções necessárias, visando melhorar a produção e a produtividade agrícola.

Júlia Vaz Grave informou que o Projecto Agricultura Familiar Orientado para o Mercado, financiado pelo Banco Mundial, Fundo Internacional da Agricultura, governos Japonês e angolano, tem por objectivo aumentar a produção agrícola, através da prestação de melhores serviços e apoio em termos de investimento para produtores rurais.

Salientou, no entanto, que o objectivo do MOSAP será alcançado através do aumento da produtividade agrícola e de uma mais eficiente comercialização, pelos camponeses, dos produtos excedentários.

in ANGOP de 19.04.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário