terça-feira, 16 de abril de 2013

Estudantes informados sobre conservação do solo


Os estudantes da escola do II ciclo do ensino “Xavier Samacau” participaram hoje, na cidade do Huambo, numa palestra sobre as formas de conservação dos solos na província, alusiva ao Dia Mundial da Conservação dos Solos.
 
Segundo o prelector, Domingos Buta, o solo é um sistema vivo constituído por matéria mineral associada à matéria orgânica, água, vegetação natural. Tem características que conservam a natureza.
 
A província do Huambo tem o registo de dois municípios Ukuma e Londuimbali de maior risco, devido ao abate anárquico da sua vegetação, para o fabrico de carvão, por parte de alguns cidadãos, associado à chuva e vento que tem contribuído na degradação do solo na região.
 
Domingos Buta salientou que, para a conservação do solo, através do sistema de curvas de nível, em sentido circular, são feitas no solo de regiões altas (montanhas, morros, serras) valas que absorvem a água, evitando chuvas que levam as terras.
 
A palestra visou sensibilizar os estudantes sobre a impotência da conservação do solo, tendo recomendado a população das zonas de risco no sentido de plantarem eucaliptos e pinheiros para a conservação do solo na província.

in ANGOP de 16.04.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário