segunda-feira, 29 de abril de 2013

Diagnosticados mais 32 doentes de chistosomíase

Trinta e dois novos casos de chistosomíase (doença do caracol) foram identificados no município da Caála, província do Huambo, durante a última semana, elevando para 90 o número total de pessoas vivendo com o problema.
 
Estes dados foram avançados pelo chefe da Repartição de Saúde da Caála, Albino Ernesto, em declarações à Angop, detalhando que os casos foram notificados de um total de 188 pessoas testadas.
 
Informou que os novos doentes foram detectados nas comunas da Sacalina e Catata, numa actividade levada a cabo por 12 técnicos, entre médicos e enfermeiros.
 
Albino Ernesto deu a conhecer que existem dois lagos e um rio, de onde a população tira água para o consumo, contaminado pelo vírus da doença, de origem no caracol.
 
Face aos novos casos, a fonte garantiu que o trabalho de diagnóstico e tratamento da doença será redobrado, sendo que as buscas médicas vão prosseguir em toda extensão do município da Caála, foco da enfermidade.
 
A Chistosomiáse, também conhecida como bilharziose ou febre do caracol, é uma doença parasitária que atinge essencialmente o sistema urinário dos homens.
 
Embora tenha uma baixa taxa de mortalidade, pode ser uma doença crónica que pode danificar os órgãos internos e, em crianças, prejudicar o crescimento e o desenvolvimento cognitivo.
 
Para fazer face ao mal, a Administração Municipal da Caála vai abrir, a partir do próximo mês, furos de água potável nas comunas de Cuima e Catata.
 
in ANGOP de 29.04.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário