terça-feira, 23 de abril de 2013

Estudantes de medicina analisam situação da malária no Huambo


Os estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade José Eduardo dos Santos, reflectiram sobre a situação epidemiológica da malária na província do Huambo, no quadro do Dia Mundial da Doença, a assinalar-se a 25 deste mês.
 
A actividade foi marcada por uma palestra sobre o tema “situação epidemiológica da malária na província do Huambo”, promovida pela direcção provincial da saúde, com objectivo de cultivar nos estudantes de medicina a investigação cientifica, sobre a situação da malária na província.
 
A mesma serviu para desenvolver estudos visando a redução da doença e elaborar trabalhos de fim do curso, conciliando à teoria e a prática .
 
Na ocasião, o coordenador provincial da luta contra malária, Amândio Natito, afirmou que os casos de malária reduziram, sustentado que em 2005 registaram-se dois mil e 105 óbitos, ao passo que em 2012 verificaram-se 30 óbitos.
 
A redução, afirmou, foi conseguida graças a implementação de diversos planos para o combate à doença, que resultaram na introdução de novos fármacos, como o produto da formula "Duo-Cotecxin", que se caracteriza pela "ArteSunate" (AS) e "AmodiaQuine" (AQ).
 
O prelector disse que esta redução tem impacto directo na taxa de mortalidade materna-infantil.
 
Deu a conhecer que as principais intervenções de controlo da malária no Huambo assentam no diagnóstico e tratamento, bem como nas medidas preventivas, sobretudo na distribuição de redes mosquiteiras tratadas com insecticida.
 
Referiu, ainda, que os testes rápidos têm contribuído para a melhoria do diagnóstico em todos os municípios e a prescrição de medicamentos tem reduzido o aparecimento de casos graves.
 
Amândio Natito informou que, o sector da saúde, em parceira com instituições não-governamentais, está a desenvolver campanhas de pulverização interna de habitações com insecticida de efeito residual.
 
A malária é uma doença infecciosa causada por protozoários parasita do género plamodium, transmitidos pela picada do mosquito do género anophele fêmea.

in ANGOP de 23.04.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário