sexta-feira, 12 de abril de 2013

Coordenador do Projecto constata situação de deficientes reassentados no Huambo




O Presidente da Associação Nacional de Deficientes Angolanos (ANDA) e coordenador do Projecto "Vem Comigo" visitou, esta semana, a cooperativa dos deficientes de guerra, situada no município de Chicala Cholohanga, província do Huambo, onde constatou a situação que os mesmos vivem.

Silva Lopes Etiambulo, afirmou que os cerca de 60 portadores de deficiência que antes viviam na condição de mendigos na cidade capital foram reassentados na província do Huambo.

De acordo com o interlocutor, a chuva que se abate sobre a região tem dificultado as suas condições de habitabilidade, uma vez que causou danos avultados nas residências onde os mesmos viviam, sendo obrigados a se alojarem em tendas.

Neste contexto, advogou a necessidade do Projecto "Vem Comigo", que se encontra na sua 5ª fase, atender todos os deficientes, assim como os ex-militares não deficientes no estado de desmobilizados.

Anunciou o início do processo de sensibilização de todos militares deficientes e não deficientes para permitir a criação de cooperativas agrícolas, de pesca artesanal e de serviços no sentido de minimizar a situação de extrema pobreza em que se encontram actualmente.

Silva Etiambulo sublinhou que esta acção visa juntar os portadores de deficiência e os ex-militares para em conjunto contribuírem para o  desenvolvimento do país.

in ANGOP de 12.04.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário