segunda-feira, 22 de abril de 2013

Diagnosticados 81 casos de hipertensão durante a feira da saúde no Chinjenje



Oitenta e um casos de hipertensão arterial, com níveis altos, foram diagnósticados, sábado, de um total de 147 que realizaram o controlo arterial durante a feira se saúde realizada na vila municipal do Chinjenje, a 118 quilómetros a oeste da cidade do Huambo.

Ao divulgar à imprensa os resultados da actividade, o chefe da base de dados da direcção provincial da saúde, Aldane Kacumba, mostrou-se preocupado com os casos, mas garantiu que os hipertensos não correm risco de vida, pois receberam instruções médicas para não agravarem o estado de sua saúde.

Informou que durante a feira foi diagnósticado também um caso positivo de Vih/Sida resultante de 149 testes efectuados, oito casos positivos de glicemia em 161 análises, bem como 300 casos positivos de malária.

Referiu que a feira serviu igualmente para a realização de 37 palestras sobre medidas de prevenção e combate à cólera, melhoramento do saneamento básico e prevenção contra as doenças bocais.

Aldane Kacumba afirmou que foram desparasitadas, na feira de saúde, 394 crianças e realizadas 331 consultas de medicina geral.

A feira da saúde, uma iniciativa da direcção da saúde na província do Huambo, tem por objectivo aproximar os cidadãos, sobretudo os das zonas rurais, aos serviços de saúde.

No municipio do Chinjenje a mesma beneficiou 1.985 habitantes dos 30 mil que vivem na localidade.

in ANGOP de 22.04.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário