terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Diagnosticados mais de 80 casos de Vih/Sida no centro da Mineira



Oitenta casos de Vih/Sida foram diagnosticados em 2011 em gestantes que efectuaram consultas pré-natais no Centro Materno Infantil da Mineira, contra 74 registados no mesmo período do ano anterior.

De acordo com a responsável da referida unidade hospitalar, Beatriz Sumbelelo, estes novos casos resultam de dois mil e 469 testes realizados por grávidas, no âmbito do programa de transmissão vertical do vírus da mãe para o bebé.

Beatriz Sumbelelo informou que as parturientes que acusaram positivo estão a receber acompanhamento médico e medicamentoso, além de aconselhamento de especialistas, para impedir que infectem outras pessoas com as quais mantêm relações sexuais.

Recomendou as grávidas a aderirem às consultas pré-natais e efectuaram testes de Vih/Sida para determinarem o seu estado serológico e também evitar que esta doença seja transmitida aos seus bebés ainda dentro do ventre.

Localizado na parte baixa da cidade do Huambo, o Centro de Saúde Materno Infantil da Mineira atende nas áreas de banco de urgência, maternidade, pediatria, planeamento, laboratório, farmácia, sala de parto, curativos, puericultora, Programa Alargado de Vacinação e Transmissão Vertical de Vih/Sida.

in ANGOP de 17.01.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário