sexta-feira, 5 de abril de 2013

Alunos da Cumbila passam a estudar em melhores condições



Trezentos e 60 alunos do ensino primário na vila comunal da Cumbila, município do Londuimbali, a 127 quilómetros a norte da cidade do Huambo, vão, a partir desta sexta-feira, passar a assistir as aulas em melhores condições, com a inauguração esta manhã de uma escola de quatro salas.

A infra-estrutura de ensino, cujo corte de fita coube ao governador provincial em exercício, Francisco Fato, foi erguida em quatro meses, no âmbito da implementação do programa municipal integrado de desenvolvimento rural e combate a fome e a pobreza, tendo custado aos cofres da administração do Londuimbali 27 milhões de kwanzas.

Momentos depois do acto inaugural, professores e alunos mostraram-se satisfeitos com a construção de tal escola que, segundo disseram, demonstra o empenho do Executivo angolano na extensão e melhoria do sistema de ensino no país.

Flora Isabel Muenho, professora da 3ª classe, disse que as condições de trabalho presentes na nova escola dignificam os professores, além de serem, por si só, um factor de motivação para que o processo de ensino e aprendizagem decorra com normalidade.

Felicitou a administração do município do Londuimbali pela iniciativa e prometeu sensibilizar os alunos e demais professores a conservarem melhor o imóvel, para que o mesmo sirva às futuras gerações.

A aluna Augusta Lúcia, de 10 anos de idade e que se encontra a frequentar a 4ª classe, disse estar ansiosa em poder receber as primeiras aulas na nova escola, por reconhecer que esta possui condições de acomodação muito melhores.

Tiago Tchicondja, aluno da 3ª classe e com 12 anos de idade, disse que a inauguração da nova escola põe fim ao sofrimento que os alunos tinham que consentir para aprender a ler e a escrever.

"Estou muito feliz, já que antes estudávamos por baixo de árvores e muitas vezes as aulas eram interrompidas pela chuva ou pelo forte sol. Finalmente, passaremos a estudar em condições muito melhores das anteriores", manifestou.

Os entrevistados também foram unanimes em admitir que a construção desta nova escola, a 1ª de carácter definitivo na vila comunal da Cumbila, só foi possível graças a paz alcançada a 4 de Abril de 2002.
in ANGOP de 05.04.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário