quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

EDA realiza palestras sobre importância da vacinação animal



Um ciclo de palestres de sensibilização sobre a importância de vacinação animal decorrem nos últimos oito dias, em várias localidades do município do Longonjo, província do Huambo, visando preprar a próxima campanha da imunização animal, neste ano.

As palestras estão a ser realizadas, junto dos criadores de gado, pelos serviços da veterinária afectos à Estação de Desenvolvimento Agrário (EDA) no Longonjo, para maior aderência durante a campanha.

O chefe dos serviços veterinários da Estação de Desenvolvimento Agrário (EDA) no município do Longonjo, João Baptista Canivete, mostrou-se satisfeito pela participação dos criadores.

Disse, por outro lado, que além de sensibilização sobre a importância da vacinação, os criadores de gado bovino estão ainda a ser mobilizados a construírem nas suas áreas mangas de vacinação.


"Não temos ainda a data provável do início da campanha de vacinação, todavia já demos início na mobilização das pessoas para a construção das mangas nas Ombalas", frisou o responsável da EDA.

Com esta mobilização, admitiu João Baptista Canivete, na próxima campanha o número de animais a vacinar será maior em relação a campanha anterior onde foram imunizados cerca de três mil e 200 cabeças gado bovino.

Referiu, por outro lado, que as doenças mais frequentes na região são a parasitose, diarreias e a dermatofilose e que durante os meses de Outubro e Novembro de 2011 vitimaram 74 bois em quatro aldeias da comuna de Catabola.

Segundo dados estatísticos da Administração, no município do Longonjo, 64 quilómetros a oeste da cidade do Huambo, existem na circunscrição pelo menos vinte mil cabeças de gado bovino, na sua maioria utilizadas na lavoura.

in ANGOP de 12.01.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário