domingo, 12 de fevereiro de 2012

DAVID BERNARDINO



Quem era este médico, que tratava da mesma forma os angolanos e os portugueses? Nascido no Huambo em 1932 aí iniciou a sua formação como homem. Fez os estudos primários numa escola privada na casa comboio da Rua Castro Soromenho, propriedade da família Dáskalos, cuja direcção era pertença da sua avó. Por esta escola passaram os seus irmãos, a Carmita, o Zé, o Luis e a Morena. Aqui adquiriram hábitos de estudo, de comportamento e de análise que vão marcar os seus futuros.

A infância e a juventude são passadas com algumas dificuldades. Aos onze anos levanta-se de madrugada para ajudar o pai na padaria e no conserto de bicicletas. À noite colaborava também na padaria pesando farinha e pão. As suas brincadeiras eram no quintal de sua casa com os filhos da lavadeira, comendo com eles peixe seco e pirão.

Esta fase difícil da vida teve o condão de transformar o David Bernardino num ser solidário e dos mais competentes da sua geração o que aliado à sua jovialidade e dinamismo lhe grajeam amizades e simpatias por todo o mundo. O curso de Medicina é terminado, em 1958, em Lisboa.

Exercendo a sua actividade como médico em várias províncias angolanas, é no Huambo que atinge plano de destaque. Em 1971, além da sua actividade privada, o médico David Bernardino é o pioneiro angolano do princípio " saúde para todos até ao ano 2000 ". Cria e mantem, a expensas próprias e com dádivas que consegue obter, o primeiro Centro de Saúde de Angola. Com este Centro pretende demonstrar que, utilizando meios locais, é possível formar pessoal preparado e que num curto espaço de tempo e com um mínimo de gastos financeiros conseguir cobrir toda Angola de Centros de Saúde. Divulga, por todo o país, os cuidados primários de saúde. Desta forma o David pretendía adaptar as condições locais à satisfação dos cuidados básicos de saúde.

Este Centro de Saúde é construido num dos bairros mais populosos do Huambo, o bairro de Cacilhas, com material local e com uma arquitectura local e clássica como é a estrutura de um jango. Apesar da inovação não consegue expandir nem materializar a sua ideia nem os seus intentos e mesmo depois da independência de Angola, em 1975, e quando os princípios por ele defendidos eram universalmente consagrados e aceites, também não encontrou o apoio oficial que esperava.

No seu Centro de Saúde de Cacilhas, considerado o barómetro mais efecaz para avaliar a situação angolana, pode sentir-se, a partir de 1988, uma galopante degradação das estruturas de saúde e sociais do Huambo. As crianças do bairro eram uma amostra evidente das precárias condições de vida existentes. Os seus ventres grandes e luzidios assentes em magras e frágeis pernas vacilantes espelhavam a real situação vivida. Eram todas atendidas no Centro.

Mostravam uma comovente gratidão ao doutor David, não por ofertas, actos ou palavras, mas através dos seus olhos alvinegros. Grandes como o Mundo onde despontavam uma fugidia centelha de alegria mesclada de incontida incerteza. O Huambo encontrava-se num confrangedor abandono e o ambiente tinha-se tornado sombrio, de espessa e evidente desconfiança. Mas apesar das condições traumáticas que se viviam, David consegue o mínimo indespensável e mantém a refeição matinal a que habituara a criançada do Centro. Com o apoio dos amigos, das ONG's e da OMS. Nesta época escapa milagrosamente à morte ao pisar uma mina que fez accionar mas não explodiu, quando se aventurava por estradas e caminhos levando saúde e conforto aos que mais precisavam.

O seu empenhamento como homem, médico e intelectual, lutador desde a primeira hora contra o facismo e pela independência de Angola, não lhe vai ser perdoado. Docente universitário, director do jornal independente
" Jango ", fundador dos cuidados primários de saúde angolanos, empenhado em diversas acções no campo da investigação científica e histórica, residente no seu Huambo que nunca abandonou, envolvido no apoio social a uma população fustigada por anos sucessivos de uma guerra impiedosa, são outros dos pecados que nunca lhe vão ser perdoados.

E é a 4 de Dezembro de 1992, à saída duma consulta médica no seu Centro de Saúde no Huambo, que David Bernardino é assassinado por um esquadrão da morte dos galos negros. Morto em consequência da sua vida de militância, de coerência, de abnegação, generosidade e coragem.

O seu brutal desaparecimento despertou a indignação em Angola e no Mundo. Manifestações de repúdio e solidariedade chegaram da Bélgica, Portugal, Hong Kong, departamento de Estado Norte Americano, Argélia, Guiné Conakry, África do Sul e de outros países. De Portugal a mensagem mais sentida, pelos angolanos, foi a do então Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio.

Mas os galos armados de ódio e armas que cometeram este acto enganaram-se porque os meninos do Huambo, de Angola, crescerão e com eles crescerá a gratidão e a saudade por aqueles que se consagraram e consagram as suas vidas à felicidade de todo um povo. E como escreveu António Gedeão:


Eles virão e eu morrerei
Sem lhes pedir socorro
E sem lhes perguntar
Porque maltratam.
Eu sei porque é que morro
Eles é que não sabem
Porque matam.

Figueiredo Fernandes, in blog Tabanka do Huambo

20 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Caro Sr:
    As informações em que se fundamentou para escrever esta biografi do David peca por incorrecções que importa esclarecer. Assim a primeira diz respeito à origem das famílias Bernardino e Daskalos e a segunda diz respeito a quem é que ajudou quem. Assim os Daskalos nasceram da segunda ligação nupcial da avó do David (quando esta tinha a sua primeira filha (mãe do David) e após o falecimento do seu marido por doença aguda numa das idas a Moçambique) com um grego de origem duvidosa. Assim a avó Zaida Mendonça d`Oliveira casou-se inicialmente com o seu tio materno Manuel Mendoça d`Oliveira e ainda hoje existe o seu jazigo no cemitério dos prazeres em Lisboa - Jazigo dos Mendonça d`Oliveira. O Grego Daskalos apareceu em África com outro nome e foi neste País que adotou o nome de Daskalos. Segundo os rumores familiares, este grego terá cometido um crime de sangue e por essa razão foi para África nunca mais tendo regressado à Grécia. Na altura em que se casou com a avó do David já esta leccionava (pode vê-la na foto 186 do livro Memórias de Angol de joão Loureiro, trajada de branco com a sua filha Manuela de pé atrás de si, constituindo um júri no ano de 1930). Daskalos significa professor. Este grego foi sempre um tabú na família Bernardino pela sua origem duvidosa e pela sua conduta.Momentos antes da avó (profundamente religiosa) do David ter falecido pediu à sua filha Manuela para criar os Daskalos (que eram 5)uma vez que o grego, a viver na altura, nas arrecadações da sua casa pelo seu comportamento indecoroso estava a morrer de cancro. Quando a avó do David faleceu o Daskalos mais velho teria 12 ou 13 anos de idade. Foi assim, a mãe do David e seu marido Bernardino adotaram como filhos os 5 Daskalos e tiveram ulteriormente mais 6 filhos (os Bernardinos) onde se integra o David. Portanto esclareça-se de uma vez por todas este facto: os Daskalos sem os Bernardinos não existiam como existem. Foram alimentados, educados e estudaram graças à mãe e ao pai do David. Sem estes os Daskalos teriam sido entregues a uma instituição de caridade.
    Naturalmente que criar 11 filhos não era fácil e as dificuldades maiores foram a partir de certa altura mais pesadas para os Daskalos. Mesmo assim o avô bernardino lá ia ajudando a montar a casa dos Daskalos mais frágeis. Mesmo o Sócrates só foi governador de benguela (na altura em que foi) graças ao apoio político de um dos bernardinos.
    Se gosta de sagas familiares tem nestas familias um terreno fértil mas obtenha a informação de fonte segura e nãpo a partir do mitomaníacos dos Daskalos.

    Um abraço José Bernardino Rocha (sobrinho do David)

    ResponderEliminar
  3. José Luís, nós não somos mais parentes, nem os que estão aí Bernardinos e Dáskalos, nem em Luanda. As mentiras sobre o meu avô mostra bem a falta de nível dum grupo dessa família a que deixei de pertencer. O meu avÔ Stamatis Dáskalos não era criminosos. ERa rico perdeu no jogo, era alcoolatra, mas deixou o suficiente para o teu avô Bernardino ficar com a herança e se tornaar um homem rico até 1975. Os Dáskalos não viveram às sopas dos teus avòs. Podem insultar-me à vontade mas se usam o nome do meu pai sai a entrevista do Engenheiro Falcão sobre a herança dos Dáskalos.

    ResponderEliminar
  4. Estou cansada José Luís do que a tua família me fez desde a infância e à minha mâe. Até ontem. Das vosssa vaidades e conversa comunista. Da avareza de comentar até a refeição dum casamento dessa família que não minha. DE usarem o nome do meu pai e não ter o mínimo de decência para com aminha mãe. É vergonha o teu comentário é a vergonha dos malformados dessa família. Com excepções. Vaidades de pergaminhos, vaidades com os presos e so os mortos mas baixo nível. Solidarieddae teve a tua avó e os que morreram. Vocês são todso iguais. vergonha comentar e lavar roupa suja no portal do David. Mas não admira. as excepções eram poucos nesse bando de avarentos e mal formados. Dos Berrnardinos e Dáskalos.

    ResponderEliminar
  5. OS PSIQUIATRAS PORTUGUESES DA FAMÍLIA E OS QUE ME TRATARAM ESTÃO RETRATADOS NOS LIVROS DO FOUCAULT SOBRE A GRANDE SEMELHANÇA DO TORTURADOR DA PRISÃO, A PRISÃO E A PSIUIATRIA. DESTRUÍRAM DESDE AS MULHERES JOVENS DA FAMÍLIA ÀS VÍTIMAS DE ATENTADOS QUE COLOCRAM NO JÚLIO DE MATOS. TEMOS MUITA GENTE NAS PRISÕES E TODOS FAALM COM MUITO ORGULHO DOS HERÓIS DA CADEIA MAS QUANTO AOS QUE PASSARAM PELO JÚLIO DE MATOS DESDE OS ANSO 60 QUE TEM SIDO SEMPRE FREQUENTADO POR DASKALOS OU SEJA . OS DOENTES LOUCOS EPRIGOSOOS DA FAMÍLIA DEPOIS ESTÃO LÁ OS DOUTORES CARCEREIROS E AS AMIGAS QUE ME DROGARAM DURANTE TRINTA ANOS. MEDICINA DO SÉC. XIX. MAS QUE ME CHAMEM DE PUTA É UMA HONRA. ANTES PUTA QUE FASCISTA. HÁ MUITAS MANEIRAS AS PSIUIATRAS QUE ME TRATARAM QUE TINHAM SIDO DA ACÇÃO CATÓLICA E DEPOIS PASSARM PARA O PCP E OS EX PARENTES FICAVAM BEM NO GOULAG. TENHO INTENÇÃO DE IR A LSIBOA PAAR O ANO E FAÇO QUESTÃO DE FAZER UM VIDEO YOUTUBE A HOMENAGEAR AS PROSTITUAS DO INTENDENTE CASO AINDA LÁ ESTEJAM. SÃO UMAS GRANDES SENHORAS. NÃO MATAM E AINDA DÃO DINEHIRO AO CHULO. A EX FAMÍLIA PÔS ACIRCULAR EM LISBOA QUE O ARLINDO ANTIGO COMBATENTE ERA CHULO. A FAMA VEM D ELONGE ATE HOJE. A LOUCA E PUTA E O CHULO. É OQ UE PENSA A MAGNIFICA FAMÍLAI QUE NÃO PERTENÇO NUNCA MAIS. NÃO VOU HOMENAGEAR AS PROSTITUTAS DO PALANCA. VOU A LISBOA PARA MOSTRAR BEM AOS COMUNISTAS E AOS QUE TEM OS PERGAMINHOS DA DESSA FAMÍLIA QUE AS PUTAS SÃO GRANDES SENHORAS BRANCAS

    ResponderEliminar
  6. Então antifascistas puseram atia Athina no Julio de Matos nos anos 60 só porque tinha crenças religiosas que não aceitavam os materialistas dialecticos da família. Então as portuguesas da família tão refinadas e com pergaminhos e até no pco não s eincomodaram com a tia Zaida que recebeu um tiro no atentado do Huambo e não a trtaram os medicos enquanto ela teve oder para se deneder do Júlio de Matos. O Daskalos só aueria frágil e internou-a no Júlio de Matos. É assim que caba uma senhora respeitada por inteelctuais de nível como escritor Maiomana. O sobrinho dilecto interna no Júlio de Matos proibida de comunicar comigo. E as sobrinhas portuguesas uma no comit´+e central do Pcp e todos os outros sobrinhso não mexeram dedo. São so antifascistas de origem aristocratica alguns outros de famílias de renome de republicanos, Destruira a minha tia Zaida e a minha tia Atinah. Eu e os jovens.

    ResponderEliminar
  7. Paar terminar a tia Atinah abandonaad pelos sobrinhos passou ater acasa cheia e frequentada pelos do PCp e comite central vestidos rigor quando casou com o Pedro da Silveira. Aí todos eram amigos da tia Atinah. O que u gosto é do comporatmeto dos Bernardinos de LIsboa e da s senhoras do PCP é delicioso. Istoo é o retrato dos antifascistas. És pobre nem ao Natl vens casas com um ilustre e caem-lhes em casa de fato e gravata e prendas prendas. Par não faalr da divisão da herança. Mais um vergonha que não é para aqui chamada. Fim

    ResponderEliminar
  8. A petulãncia dos Bernardinos e respectivos conjuges até hoe assenta na crueldade e máformação. Além da presunção de se julgarem superiores pelas escolhas políticas e do dinheiro que arranjaram. Vide a "prima" do Comité Central que nem nos cumprimentava em espaço público. Ficou claro. Julgam-se muito importantes à custa da prisão do meu pai, e outrso e da morte do David. Tudo oq ue escrevi é verdade.

    ResponderEliminar
  9. O sobrevivente Dáskalos em Portugalé como eles. O psiquiatra que me diagnosticou esquizofrenia por ter levado uma tareia dum gay luso. Não são só os Bernardinos de Lisboa e Luanda Há Daskalos que também sforam e são crudelíssimos.

    ResponderEliminar
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  11. FOI POR CAUSA DE EU IR ÀS CLINICAS PRIVADAS E OS BERNARDINOS DE LUANDATAREVEREM-SE A DAR LIÇÕES D EMORAL RESOLVI NÃO ENGOLIR MAIS COMENTÁRIOS DOS BERNARDINOS. NEM QUANDO PEDI AJUDA PAAR UM EMPREGO PAAR O DANIEL A RESPOSTA FOI DEFINITIVA NÃO ARRANJO. JÁ DEVIA HÁ MUITO TEMPO TER DESMASCARADO ESTES PETULANTES CRUEIS E SEM RESPEITO POR NÓS. QUE PENA QDO LUATY!!!!!O MEU FILHO TEVE UM CANCER FOI TRATADO IPO E HOSPITAIS PÚBLICOS. NÃO TEVE OS LUXOS DOS DE LUANDA DE LONDRES E DA CUF E DA GIRASSOL. POR ADMIRO A PENA QUE OS BERNARDINOS D ELUANADA TIVERAM PLEO LAUTY.!!!

    ResponderEliminar
  12. É TUDO GENTE MUITO FINA DESDE CASCAIS À QUINTA DO TOURO NA AZÓIA DE ANTÓNIO FRANCO E ANA GOMES. GENTE MUITO SOLIDÁRIA QUE NO ALMOÇO O EMBAIXADOR FERNANDO REINO POR ENTRELINHAS CHAMOU CHULO AO ARLINDO. ADMIRO A ANA GOMES E A SOLIDARIEDADE COM O LUATY E TODO O POVO ANGOLANO. NÓS POBRES E COM PARCOS RECURSOS O ANTÓNIO FRANCO QUANDO FOI INFORMADO DA OFERTA DUM EMPREGO PARA MIM POR PINA MOURA. CORTOU PELA RAIZ E ESTRAGOU A NOSSA REPUTAÇÃO, SOBRETUDO A DO ARLINDO NO PS. ANA GOMES QUE JULGAVA UMA MULHER EMANCIPADA E SOLIDARIA COM AS MULHERES VIIMAS DA GUERRA TRATOU-ME COMO AS AMIGAS ESPOSAS DE MINISTROS SOCIALISTAS COM A DESCONFIANÇA DA FAMA DE PUTA E, PORTANTO, POTENCIAL EXAMÁZIA DE DIPLOMATAS LUSOS E COMO É ÓBVIO DO MARIDO.

    EU DIVIRTO-ME COM A ONDA DE PPIEDADE PELO LUATY E O TAL SUÍCIDO. OS TAIS NÃO TIVERAM PIEDADE PLEO POVO ANGOLANO DURANTE AGUERRA CIVIL BRUTAL E ASSSASINA. NÓS QUE TRABALHAMOS PUBLICAMNETE PARA A PAZ E PACIFICAÇÃO DA COMUNIDADE ANGOLANA EM LISBOA SÓ TIVEMOS O APOIO DAS IGREJAS. O CARDEAL ALEXANDRE NASCIMENTO CUMPRIMENTOU-ME E DOM ZACARIAS CAMUENHO. NÃO VI NINGUÉM DO PS. NUNCA ANA GOMES FALOU SOBRE TAL CRIME. NUNCA A EMBAIXADDE ANGOLA EM LISBOA TEVE A CORAGEM DE NOS APOIAR. DO GRUPO DA RDP ÁFRICA QUE VOLTOU PAAR LUANDA ESTÃO TODOS AÍ COM GRANDES TACHOS. O GOVERNO PORTUGUÊS QUE TEM A GERINGONÇA E E FAZ BELOS DISCUROSO SOBRE MIGRADOS DA GUERRRA SIELNCIOU-NOS ATODOS. O ARLINDO FOI ISOLADO POR GENET DA OCA QUE TAMBÉM TINHA ESTE PENSAMNETO GENIAL QUE EU ERA PUTA, OS ILUSTRES DA GULBENKIAN, PARTEX E EXPRESSO E ISEG NÃO ME PUSERAM À MESA NOUTRA CAAS EM LUGAR CHIQUE ÓBIDOS. E COMO ESTAVAM ENEVENANDOS POR GENET DA OCA DE LUANDA BOICOTARAM O ARLINDO ALÉM DE TEREM SIDO GROSSEIROS .NUNCA FAALRAM DA GUERRA NÃOS PREOCUPOU DERAM TODA APUBLICIDADE A FÁTIMA ROQUE. MAS DEPOIS DA PAZ ESSE GRUPO DEU CAPA NO EXPRESSO AO LUATY E LEVRAM-NO A CONFERENCIAR NO MINISTÉRIO DA DEFSA DA FRANÇA. QUE PEMA DO POVO ANGOLANO QUANDO ERA MORTO AOS MILHARES!!!NÃO É. NÃO ESCREVERAM UMA LINHA. MAS O LUATY ESSE SIM MERECE PENA! O POVO É PRETEXTO PARA ESTES BURGUESÕES CÍNICOS.

    ResponderEliminar
  13. O que interessa é que todos que silenciaram os mortos da guerrra civil, deram visibiliadade a Fátima Roque, não nos apiaram ao grupo que trabalahava paraa Paz, aliás silenciaram-nso e ninguémsabe que existimos durante anos. Esses da Partex, do Expresso e, agorada LUsa, do Iseg e até Fernando Rosas o primo da da tal parente do comité central do PCP vêm todos a Angola. Dá prestígio, ou currículo ou e, sobretudo, dinheiro.!Ana Gomes é muito solidária ! Mas os angolanso não sabem o que se dizia nos corredores de Belem com o primeiro mandato de Sampaio. Angola sempre foi a árvore das patacas paar os portugueses.Ou viram estrelas na TV ou criam lobis à custa da nossa incompetência como é o caso da Embaixada de Angola em Lisboa ontem, hoje e sempre!

    ResponderEliminar
  14. Fernando Rosas foi meu professor é do Bloco de Esquerda. Respeitava-o, mas nunca abriu a boca contra a guera de Angola nem foi à homenagem ao mártir do Huambo que enfrentou Savimbi. Nem António FRanco ou Ana Gomes. Ana Gomes nunca abriu a boca ou disse uma frase contra aguerra.
    Fernando Rosas que não conhece História de Áfricaa ssim como Ana Gomes, o Rosas faz filmes bem pagos p+aar a tv sobre Angola e a Lunds e Ana Gomes fala da corrupção no nosso país sem conhecimento do fenómeno em África. O Professor Rosas fez por dinheiro, Ana Gomes já expliquei viu o furo com a prisão dos activistas para ter protagonismo assim como o Bloco. Mas caso esteja enganada publiquem algo sobre a guerra civil e o povo mártir angolano.

    ResponderEliminar
  15. Um elemento da oposição escreveu-me hoje o carvão suja mas não queima. Tem perfeita noção da actual correlação d eforças em Angola e Portugal O lobi luso angolano, os ilustres que sujei e como o poder actual de Angola não dará o exemplo para o mínimo de ética nas famílias, nem na política. Quanto aos portugueses referidos estão vitorioso e são aliados das políticas do PR Jlo. não alterei nada nem tenho veelidades dada adecadência de Angola e Portugal.E consequentemente a falta de princípios de todos so referidos.Eles têm poder ou estão com o poder seja em Luanda ou Lisboa dada a promiscuidade que existe ente os dosi países e que atingiu o nível do maisor esgoto da capital a céu aberto no bairro d eluxo de Talatona. Não quero parecer impotente perante o presentee futuro próximo mas em unbundo diz-se a palavra exacta Matuje!

    ResponderEliminar
  16. Espanta-me gente tão douta Louçã, Rosas, Ana Gomes, os doutos da oposiçaõ angolana do CEIC, os intelectuais da Casa-Ce, os profs. de Oxford, do Iseg o economista de bildeberg da Lusa, toda esta gente maravilhosa e companheiros d eroute, até os ex Disas que foram da oposição a JES e quem não conheço e os apoiam na confiança que prestam ao PR Jlo e seus fieis, como dizia genet tão douta ainda não viu que não há uma única medidad paar acrise economica , social e financeira? Vai fazer um ano de mandato e o povo ainda está mais na miséria. Eu adoro-vos com apreocupação que tiveram com os diretos humanos de pois de 2002. Adoro-vso porque Fatima Roque foi estrela, lançou livros era noticiada quando ia à opera e a cor do vestido. A última vez foi de vermelho. Numa reunião nas Necessidades já apresentav propostas sobre como organziar as manifestações do fim da guerra. Outros angolanos também tiveram muita visibilidade, mas a genet honesta da Unita com quem trabalha va paar a PAZ nunca ninguém comentou ou falou deles. O problema foi quando a Fátima Roque falida apoiou JES. A maravilhosa oposição evoC~es que vos adoro esqueceram tudo e todos e só ficou o Agualusa apregar em Lisboa. Mas acrise doutos mostrem-me medidas, uma única para sair da crise que está agudíssima. Abraços

    ResponderEliminar
  17. EU VOTEI JLO. AS MEDIDAS DE COMBATE À CORRUPÇÃO SÃO NECESSÁRIAS. MAS SOU MUITO CRÍTICA. PRIMEIRO VIAJOU POR ÁFRICA ÉRA ISSO MESMO. DEPOIS COMECEI A PERDER QUASE TODA ACONFIANÇA QUANDO VIAJOU PARA AEUROPA E FOI JUSTIFICAR-SE AESSE GRUPO SOCIALISTA E BLOCO DE ESQUERDA, ANA GOMES ECCOMPANHIA. FOI HUMILHAR-SE DE FACTO NÃO PASSOU DUM NEGRO QUE TINHA QUE PRESTAR CONTA A BRANCOS EUROPEUS QUE INFERNIZARAM DEPOIS DA PAZ A IMAGEM DE ANGOLA. PELA PRIMEIRA VEZ UM PRESIDENTE ANGOLA PASSOU POR ESSA VERGONHA. A EUROPA ESTÁ DECADENTE E MESMO QUE NÃO ESTIVESSE NÃO TEMOS QUE LHES DAR CONTA DA NOSSAVIDA. NÃO VAI CONSEGUIR DINHEIRO LÁ E NÃO PODE PASSAR AVERGONAH D EPEDINTE. DEPOIS HÁ UMA GRANDE BAGUNÇA COM OS QUADROS E ATÉ HOJE NÃO UMA ÚNICA MEDIDA PAAR ACRISE AGUDÍSSIMA. E OS NOMEADOS NÃO PSSAM DE UMA ALTERNATIVA A NOVOS PREVILIGEADOS DAS FAMÍLAIS ANTERIORES. CLARO SEM EXCESSOS DA FAMÍLAI REAL D EJES. DESCONFIO MAIS AINDA COM OS EX DISAS A APOIAR JLO E VEJO A INCOMPETÊNCIA DO PODER CENTRA E DO PR DE NÃO PERCEBEREM QUE NÃO DINHEIRO E NÃO SABEM COMO CONSEGUI-LO. A EQUIPE D EJLO TEM ALGUNS GRANDES INCOMPETENTES.ADEUS

    ResponderEliminar
  18. O ÓBVIO DAS EXONERAÇÕES E NOMEAÇÕES DO PR JLO TEM UMA LIGAÇÃO ÍNTIMA COM O LOBI LUSO CONTRA O MPLA DURANTE A GUERRA (A UNITA ESTÁ FORA DISTO)COMO EXPLIQUEI ESSE LOBI NÃO É DA UNITA, ERA UM LOBI COM UM OBJECTIVO DESTRUIR A IMAGEM DEPOIS DA PAZ. ESTIVE SEMPRE ATENTA `ÀS ANÁLISES DE SSE LOBI SOBRETUDO QUANDO O MLA TEVE A MIOR VITÓRIA DE SEMPRE NO HUAMBO. ORA MUITO BEM COMOEXLIQUEI ANA GOMES FOI ADS PRIMEIRAS A PERCEBER O FURO COM A PRISÃO DOS ACTIVISTAS PARA DEMOLIR A PAZ EM ANGOLA. A PAZ ERA E CONTINUA FRÁGIL. O IMPORTANTE ERA ARECONCILIAÇÃO NACIONAL. ORA O LOBI QUE VAI DOEXPRESSO ÁS UNIVERSIDADES APROVEITOU AO MÁXIMOS ASSIM COMO OS ANGOLANOS QUE TINHAM APOIADO PARTIDO ÚNICO NO AUGE DA REPRESSÃO DA DISA PAAR LAVAREM OS NOMES. SABEMOS QUEM ERA O PGR EM 1977 E ANOS DE TERROR NAS PROVÍNCIAS. SABEMSO QUEM EM LUANDA MANTINHA LIGAÇÕES ÍNTIMAS COM LUDY KISSASSUNDA E OWNAMBUA. OS RESPONSA´VEIS DA DISA E DOS MOMENTOS DE MAIORE TERROR EM LUANAD. PORQUE ESSE GRUPO DE NAGOLANOS COM FAMÍLIA SONANTES DA LUTA ARMADA NÃO SABE O QUE FOI AREPRESSÃO NAS PROVÍNCIAS. JUNTARAM-SE TODOS QUE DESCOBRIRAM O FURO DA PRISAÕ DOS ACTIVISTAS. E ASSIM PASSAM AOS DEMOCRTAS DEFENSORES DOS DIREITOS HUMANOS. SUCEDE QUE LISTA COM EXCEPÇÃO D EJOVENS E EX PRESSO É D ETODOS QUE PACTURAM COM O REGIME DE TERROR DA DITADURA. MAS VAMOS VER COMO S ECOMPORTARAM UNIRAM-S ENUM GRANDE LOBI QUE CHEGOU À ALEMANHA. OS ESTRANGEIROS CONSEGUIRAM QUE QUERIAM HUMILHAR ANGOLA EM ESTRASBURGO. E OS ANGOLANOS DA COMUNICAÇÃO SOCIAL, UNIVERSIDADES, CULTURA ETC. ESSES QUE DERAM VOZ O LOBI E AS ACTIVISTAS E FIZERAM PASSAR E FORTALECERAM AIDEIA QUE A CASA-CE COM ENTRADA DO BLOCO DEMOCRÁTICO IRIA TER FORTE VOTAÇÃO E ERA A ALTERNATIVA. É LER SO JORNAIS DESTES ANOS, OS LINKS QUE GUARDEI ETC. QUEM FICOU FRAGILIZADA E SE PORTOU CORRECTAMENTE A UNITA. FOI CONTRA AS PRISÕES COMO TODOS NÓS MAS NÃO ALINHOU NO FURO QUE LANÇOU UM LOBI PODEROSO QUE JÁ EXISTIA EM LISBOA E VEIO REFORÇAR-S EAGORA COM ILUSTRES ANGOLANOS. A UNITA FOI ALTAMENTE PREJUDICADA. POR UMA SIMPLES RAZÃO NÃO POLÍTICOS ANA GOMES OU OS QUE ACOMPANHAM NÃO TEM GABARITO NEM OS JORNALISTAS QUE LANÇARAM A CASA-DE ATÉ NA AL-JAZZERA.SÃO UNS POLITICIENS PAAR NÃO OS CHAMAR D EMERCENÁRISO QUE QUEREMMO PALCO ENÃO UMA IDEIA PARA ANGOLA. OS ORTODOXOS SÃO AGOAR DEMOCRATAS, OS QUE APOIARAM ACASE-CE FORAM NOMEADOS PARA LUGARES DE LUXO. ESTA É A POLÍTICA DE NOMEAÇÕES DO PR JLO PREMIAR QUEM AJUDOU A OPOSIÇÃO AO MPLA E AJUDOU A DANIFICAR A IMAGEM D EANGOLA CÁ E NA ÁREA DESSE GRANDE LOBI ANTI MPLA.

    ResponderEliminar
  19. http://www.club-k.net/index.php?option=com_content&view=article&id=32651:caso-porto-do-dande-ministerio-dos-transporte-desmente-empresa-de-isabel-dos-santos&catid=41026:nacional&lang=pt&Itemid=1083 POIS SENHOR MINISTRO DOS TRANSPORTES ISABEL DOS SANTOS ERA AMIGA ÍNTIMA DA SUA IRÃ NOELMA VIEGAS DE ABREU E FOI AO CASAMENTO DELA COM AGUALUSA. AINDA ANTES DE JES SAIR DO PODER A SUA IRMÃ ERA FOTOGRAFADA COMO AMIGA NUMA INCIATIVA DE ISABEL DOS SANTOS. É POR ISSO QUE ESCREVEI ATRÁS OS ANGOLANOS COMO O SENHOR QUE JÁ RESPEITEI FICRAM TODOS ESTRAGADOS E SEM COLUNA VERTEBRAL. O QUE É QUE O POVO PODE CONTAR COM O GOVERNO DE PR JLO?

    ResponderEliminar
  20. Parece que os comentários sobre o PR JLO e Noelma Viegas de Abreu não teem nada aver com a família. Sucede que o primeiro marido de Noelma foi José Eduardo Agualusa. Agualusa é do Huambo e foi aluno do Colégio Ateniense. Escreveu sobre a família Dáskalos, nunca o critiquei. Agualusa durante o tempo em que foi aluno do Colégio Ateniense viveu aterrorizado. Compreendo. Quis remover um comentário do blog mas não me foi possível. É simples querem que fique registada a minha "perturbação mental. Só que não vão mais ter poder para me internar à força,como fizeram com todos. Não me incomoda nadaa as interpretações da ex família ou dos leitores. Eu sei desde há muito o trauma do então menino José Eduardo Agualusa.

    ResponderEliminar