quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Lançado projecto de água potável para comunidades rurais



Um projecto denominado "Acesso à Água Potável para Comunidades Rurais de Angola", dirigido às províncias do Huambo e Bié, foi lançado oficialmente hoje, na vila do município de Cachiungo. A iniciativa é da Organização não Governamental Development Workshop (DW).

O projecto, que consistirá na abertura de 20 furos de água potável com bombas manuais, será desenvolvido em 18 meses, nos municípios de Cachiungo (Huambo) e Chinguar (Bié).

Vai beneficiar mais de dez mil pessoas, com o financiamento de 400 mil dólares norte americanos, a ser disponibilizado pela petrolífera BP-Angola).

O programa visa apoiar as comunidades na construção de furos de água protegidos, criar e capacitar as estruturas comunitárias de gestão de água e saneamento básico, através da mobilização social e a melhoria da qualidade de higiene, bem como a redução das doenças nas comunidades.

O acto de lançamento do projecto foi orientado pelo vice-governador para área económica, Henrique Barbosa, que enalteceu a iniciativa, pois vai reforçar o projecto
"Água para Todos", em curso no país, que está a permitir levar a água potável com qualidade às comunidades.

"Pensamos que é uma questão de tempo para que as nossas populações possam beneficiar de água potável de qualidade. Em menos de 15 dias, o ministro de Energia e Águas inaugurou sistemas de fornecimento de água instalados em três comunidades. Isso indica que, de forma paulatina, o problema será resolvida para as restantes localidades", sublinhou.

Considerou necessário que haja articulação entre o governo e os parceiros social, na identificação das necessidades das comunidade, por forma a pôr os dados em consonância com a base de dados do órgão de tutela.


"Reconhecemos a importância do trabalho dos grupos de água e saneamento junto das comunidades, principalmente na educação cívica e sensibilização das populações, para saber os cuidados do consumo de água potável e de qualidade, para elevar a esperança de vida aos cidadãos residentes no meio rural", destacou.

O acto de lançamento oficial do projecto "Acesso a Água potável para as Comunidades Rurais em Angola foi testemunhado por uma delegação da petrolífera
"BP-Angola", chefiada pelo presidente regional e director geral, Martýn Morrís.
in ANGOP de 02.02.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário