segunda-feira, 14 de maio de 2012

Reconhecido empenho dos profissionais de saúde na garantia do bem-estar das comunidades


O empenho dos profissionais de saúde na garantia do bem-estar das comunidades foi reconhecido, na aldeia do Mbonga, município do Londuimbali, província do Huambo, pelo vice-governador para os assuntos políticos e sociais, Guilherme Tuluca.

Discursando no acto provincial do Dia Internacional dos Enfermeiros, assinalado hoje, Guilherme Tuluca salientou que estes profissionais trabalham arduamente para salvar a vida de muitas pessoas, por isso merecem o carinho, respeito e consideração de todos.

Garantiu que o governo da província está a esforçar-se dentro do seu alcance para a curto prazo melhorar as condições de trabalho e de habitabilidade dos quadros da saúde.

O acto provincial das celebrações do Dia Internacional dos Enfermeiros foi marcado também com o lançamento oficial do projecto Uhayele Vimbo, numa iniciativa da direcção local da saúde.

Em relação a este mesmo programa, que em português significa saúde nas aldeias, o vice-governador do Huambo para os assuntos políticos e sociais referiu que dará a oportunidade para as populações efectuarem várias consultas com médicos e técnicos de enfermagem especializados.

Logo após o seu lançamento, o projecto Uhayele Vimbo assistiu cerca de três mil pacientes da aldeia Mbonga.

Os 20 médicos, auxiliados por vários enfermeiros gerais, realizaram consultas de pediatria, ginecologia, obstetrícia, oftamologia, estomatologia, glicemia, testagem de hepatite, VIH/Sida e malária.

in ANGOP de 14.05.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário