segunda-feira, 8 de abril de 2013

Projecto "Uhayele" instrui cidadãos sobre saúde preventiva



Cento e 33 pessoas residentes nas aldeias de Etunda Chissequele e Suambanda, no município do Bailundo, a norte da cidade do Huambo, foram instruídas, de 26 a 27 de Março deste ano, em matérias sobre saúde preventiva, no âmbito de um projecto  denominado "Uhayele", do Executivo provincial.

O projecto "Uhayele",  uma expressão em língua nacional umbundo, que traduzida para português significa saúde, é um programa do Governo da província do Huambo, através da Direcção Provincial da Saúde e é executado pela Amosmid (empresa privada de gestão em saúde).

Tal instrução, de acordo com uma nota do aludido projecto enviada à imprensa, foi feita mediante a realização de palestras inseridas nas actividades de promoção e educação em saúde nas comunidades.

Assinada pela coordenadora geral interina do "Uhayele", Priscilla Motta Americano, na nota lê-se também que as palestras tiveram por finalidade promover saberes e conhecimentos sobre os cuidados que cada pessoa deve ter com sua saúde, de sua família e da comunidade onde vive, através de orientações que visam a prevenção de doenças e  promoção de saúde.

Dada a importância dos temas apresentados, nomeadamente, tratamento da água para beber e preparar os alimentos, preparo e administração do soro caseiro; prevenção da malária, montagem e utilização de mosquiteiros, aleitamento materno exclusivo, participaram destas palestras autoridades tradicionais destas duas localidades.

A equipa do projecto Uhayele, lê-se na nota, acredita que actividades como estas fortalecem o vínculo entre si e a comunidade, no que diz respeito à continuidade e difusão das orientações passadas, onde cada membro desta transfere o aprendizado a outros de sua família ou de seu convívio diário, fazendo com que cada vez mais as acções de prevenção das doenças possam ser difundidas e aceites pelas pessoas, a melhorar assim a saúde da população.
in ANGOP de 08.04.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário